segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

As Variáveis Independentes do Comportamento Organizacional


As Variáveis Independentes do Comportamento Organizacional estão divididas em três níveis de análise. Os questionamentos sobre quais seriam os principais determinantes da produtividade, do absenteísmo, da rotatividade, da cidadania organizacional e da satisfação com o trabalho, nos leva às variáveis independentes.
Segue os níveis de análise do C.O.:
Variáveis no nível do indivíduo – são as características mais óbvias, ou seja, pessoais e biográficas. Exemplos: idade, sexo, estado civil, características da personalidade, sua estrutura emocional, seus valores e crenças. Existem outros aspectos que afetam o comportamento dos funcionários, como a percepção, motivação, iniciativa, capacidade de aprendizagem e/ou de tomar decisões, entre outros.
  • Variáveis no nível do grupo – o comportamento de um grupo é mais do que a soma das ações dos indivíduos que fazem parte dele. Entender o comportamento de um grupo é muito mais complexo do que entender o de um único indivíduo, além disso, as pessoas agem de maneira diferente quando estão sozinhas.
  • Variáveis no nível do sistema operacional – é aqui que o C.O. alcança o seu mais alto nível de sofisticação, é quando se soma a estrutura formal de uma organização com o prévio conhecimento que se tem a respeito dos indivíduos e dos grupos. Assim como os grupos são mais do que a soma de seus membros individuais, a organização é mais do que a soma dos grupos que a formam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário