domingo, 8 de dezembro de 2019

Variáveis Dependentes do Comportamento Organizacional


O modelo do Comportamento Organizacional é divido em Variáveis Dependentes e Variáveis Independentes. As Variáveis Dependentes, por sua vez, se dividem em cinco, são elas:
  1. Produtividade – pode-se afirmar que essa variável implica com a eficiência e eficácia do processo produtivo. Pode ser alcançada através de um bom retorno financeiro para os funcionários que fazem parte dessa etapa do processo.
  2. Absenteísmo – é o não comparecimento do funcionário ao trabalho. Pode causar prejuízos à empresa, dependendo de quem falta. Porém, também pode ser positiva, isso quando o empregado está doente ou com algum outro problema de saúde que possa o incapacitar de realizar o seu ofício.
  3. Rotatividade (Turnover) – é a constante entrada e saída de funcionários na empresa. É positiva quando um determinado funcionário que não está cumprido bem suas tarefas sai da empresa. Por outro lado, pode se tornar negativa quando a empresa não consegue reter os seus talentos.
  4. Cidadania Organizacional – é um comportamento discricionário, não faz parte das exigências funcionais de um empregado, ou seja, é quando o indivíduo realiza tarefas que além de suas obrigações, promovendo o funcionamento eficaz da organização.
  5. Satisfação com o Trabalho – é de suma importância que o funcionário se sinta bem recompensado (financeiramente ou não) pelo trabalho que faz. Quanto mais satisfeitos os trabalhadores estiverem, maior será a produtividade organizacional, logo, demonstra, uma relação com o desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário